Armênia
G.I. Gurdjieff nasceu por volta de 1872, na Armênia, região localizada exatamente entre o ocidente e o oriente, filho de um pai grego com uma mãe armênia.
1872Armênia
Desde muito Jovem, Gurdjieff buscava respostas para as questões mais fundamentais da vida. Inquieto, astuto e ávido por conhecimento, não se contentava com as respostas fáceis que lhe eram apresentadas.
Os buscadores da verdade
Ele intuía que o verdadeiro conhecimento se encontrava guardado nas antigas tradições. Aliou-se então a outras pessoas que tinham a mesma busca e juntos empreenderam diversas expedições por sítios arqueológicos, mosteiros abandonados e outros lugares. O grupo ficou conhecido como “Os buscadores da verdade”.
Os buscadores da verdade
Budismo, Sufismo, Hinduísmo, Cristianismo
Gurdjieff entrou em contato com diversas culturas e religiões como o Budismo, Sufismo, Hinduísmo e o Cristianismo ortodoxo. Suas buscas e encontros com “homens notáveis” pouco a pouco o aproximavam de uma verdade objetiva sobre seus questionamentos.
Budismo, Sufismo, Hinduísmo, Cristianismo
Rússia, primeiros grupos
Gurdjieff reaparece na Rússia em 1912 e começa a formar grupos de alunos com o intuito de passar o conhecimento que ele havia adquirido.
1912Rússia, primeiros grupos
Iª Guerra mundial e Revolução Russa
Em 1915 começa a primeira guerra mundial, seguida pela revolução russa de 1917, o que impossibilita a continuidade do trabalho na Rússia.
Iª Guerra mundial e Revolução Russa
Expedições e viagens
Gurdjieff e seus alunos então partem em “fuga” estabelecendo-se temporariamente em diversos países e cidades diferentes. Por anos eles empreendem viagens extraordinárias e de extremo risco. Atravessam a pé a região do cáucaso cruzando fronteiras de países e vilarejos em meio à guerra.
Expedições e viagens
França, Prieuré
Finalmente, em 1922, Gurdjieff e seus alunos se estabelecem na França, no castelo do Prieuré em Fontainebleau. Ele então funda o Instituto para o Desenvolvimento Harmonioso do Homem que começa a receber pessoas de diferentes países para se unir ao Trabalho.
1922França, Prieuré
Viagem aos E.U.A
Em 1924 Gurdjieff viaja pela primeira vez aos Estados Unidos, afim de angariar fundos e difundir seu ensinamento no continente americano.
1924Viagem aos E.U.A
Acidente
No mesmo ano, Gurdjieff sofre um grave acidente de carro que o deixa em estado de coma por vários meses.
1924Acidente
Escritor
Depois de retornar à consciência e se recuperar do acidente, ele decide difundir seu trabalho por meio da escrita. Ele escreve três séries de livros: Relatos de Belzebu ao seu Neto, Encontros com Homens Notáveis e A Vida Só é Real Quando Eu Sou
Escritor
Fechamento do Prieuré
Em 1933, em meio à grande depressão econômica mundial, o trabalho no Prieuré é encerrado devido à falta de recursos.
1933Fechamento do Prieuré
Paris
Gurdjieff se muda para um apartamento em Paris, onde continua o trabalho com seus grupos de alunos. Ele passa então a frequentar regularmente o Café de la Paix, dizendo que era seu “escritório” onde se dedicava a escrever e estudar o comportamento humano.
1933Paris
II Guerra mundial
Em 1939 se inicia a II Guerra Mundial e a França é invadida pelos nazistas. O trabalho de Gurdjieff e seus alunos continua acontecendo secretamente, mesmo em meio à toques de recolher e vigilância militar.
II Guerra mundial
Morte
Gurdjieff morre em 29 de Outubro de 1949, na França. Seu funeral foi presenciado por inúmeros alunos e inclusive por moradores de rua de Paris, que depois descobriu-se que eram ajudados por Gurdjieff.
1949Morte
Continuidade do Trabalho: Jeanne de Salzmann - IAGF
A Sra. de Salzmann era a aluna mais próxima e também secretária pessoal do Sr. Gurdjieff, que a deixou encarregada de dar continuidade ao Trabalho após sua morte. Madame de Salzmann inaugura então uma nova fase do Trabalho, sendo responsável por conduzir os diversos grupos ao redor do mundo. É criada então a Associação Internacional das Fundações Gurdjieff (IAGF), responsável pela união e condução dos grupos de trabalho oficiais ao redor do planeta.
Continuidade do Trabalho: Jeanne de Salzmann - IAGF
Nathalie de Salzmann de Etievan
No Brasil, os grupos começam a surgir nos anos 1960, conduzidos pela Sra. Nathalie de Salzmann de Etievan. A Sra. Nathalie, filha de madame de Salzmann, foi educada de perto pelo Sr. Gurdjieff desde a infância, praticamente como uma filha. Ela vem à América Latina na década de 50, fixando residência na Venezuela, e começa a formar e conduzir grupos de trabalho em vários países, inclusive no Brasil. Ela também cria um modelo de educação baseada no Trabalho, chamado de modelo Etievan, e funda escolas em vários países da América Latina.