A Música de Gurdjieff / de Hartmann – Parte 3

A Música de Gurdjieff / de Hartmann – Parte 3

O que é único nessa música é sua combinação específica de elementos: as melodias étnicas, a música ritual de templos e monastérios remotos e as cadências da liturgia ortodoxa tão intimamente familiares a ambos os homens – tudo isso transformado por Gurdjieff por meio da habilidade e da dedicação absoluta de Hartmann. O resultado foi, às vezes, nitidamente oriental, muitas vezes claramente ocidental, mas quase nunca tipicamente um ou outro. É como se muitos dos atributos específicos das fontes…

A Música de Gurdjieff / de Hartmann – Parte 2

A Música de Gurdjieff / de Hartmann – Parte 2

Em 1919, quando Gurdjieff e seus alunos foram para Tiflis, o trabalho com esses exercícios continuou e, com um piano disponível, de Hartmann foi convidado a tocar. De Hartmann escreveu: Gurdjieff nos deu os diferentes estilos de várias nacionalidades, e não apenas os estilos, mas também detalhes peculiares ao caráter de cada nacionalidade. Esses estilos serviram mais tarde para a criação de música para uma variedade de exercícios… Foi também em l919 que Gurdjieff enviou de Hartmann e sua…

A Música de Gurdjieff / de Hartmann – Parte 1

A Música de Gurdjieff / de Hartmann – Parte 1

No decorrer de sua busca para compreender todas as facetas da natureza humana, Gurdjieff se convenceu de que a música de diferentes culturas preservava e revelava características essenciais dessas culturas e também transmitia significados mais profundos enraizados em suas tradições. Ele possuía uma extraordinária capacidade de lembrar as intrincadas melodias que ouvia durante os vinte anos que passou vivendo e viajando pela Ásia Central e pelo Oriente Próximo. Essas “gravações” foram essenciais para o trabalho que viria a seguir.…

Rolar para cima