Certa vez, em Nova York, no final de agosto…

Certa vez, em Nova York, no final de agosto, antes do início das aulas, os adolescentes foram convidados a passar um fim de semana com Peggy Flinch. Um deles se lembra:

Nosso destino foi anunciado naquela manhã como Montauk, um modesto resort de praia na ponta leste de Long Island. Éramos sete, quatro meninos, três meninas, Peggy no volante durante as três horas de viagem. Todos nós observando os prédios densos da cidade darem lugar a casas de um andar, depois vislumbres de enseadas marítimas, trechos de areia, arbustos, costa e, finalmente, o próprio oceano. Era baixa temporada e um motel administrado por uma das amigas de Peggy estava praticamente vazio. Ficaríamos lá.

Depois de sanduíches e uma reunião improvisada, Peggy sugeriu que tentássemos um experimento de autossuficiência. “E se todos dessem todo o seu dinheiro para o tesoureiro e, então, cada um sozinho, encontrasse uma maneira de fornecer os meios para comer esta noite?”, ela perguntou. Essa sugestão foi recebida com silêncio enquanto pensávamos no que isso poderia significar. “E se não conseguirmos nada, vamos ficar sem jantar”, acrescentou Peggy.

Todos nós concordamos. Entregamos nosso dinheiro ao tesoureiro e saímos pela porta.

Eu devia ter quatorze anos de idade. Não tinha a menor ideia do que fazer ou para onde ir. Mas eu conhecia um pouco o lugar. Tinha visto rosas crescendo ao longo da rodovia, então me dirigi à praia para colher rosa mosqueta. Essas plantas continham bagas e frutos vermelhos que poderiam ser transformadas em muitas coisas ou, pelo menos, fervidas para o chá. Fiquei feliz por ter pensado nisso e enchi minha jaqueta com os frutos vermelhos. Porém, o chá de rosa mosqueta é azedo sem adoçar. Comecei a pensar que talvez não fosse isso que Peggy tinha em mente. De certa forma, me pareceu fácil demais. Talvez o que era necessário para mim seria ir até a cidade e ganhar algum dinheiro para comida.

Quando voltei ao motel, apenas minha amiga Biddy ainda estava lá. Eu estava com medo de ir à cidade, que ficava a quilômetros de distância e não tinha ônibus. Mas, como a alternativa seria ficar no motel e não fazer nada, eu não queria fracassar na tarefa. Nunca senti uma luta interior tão grande.

Foi então que Biddy disse que iria comigo.

Quando chegamos à cidade, nos separamos. Notei uma placa de “procura-se ajuda” em um hotel e entrei. Fui contratada na hora como camareira. Arrumei camas e lavei banheiros, trabalhando duro de verdade, tentando fazer tudo bem feito.

Quando o turno terminou, eu tinha que descobrir como receber o pagamento imediatamente. Não queria mentir. Então, eu disse que não tinha um centavo, o que era definitivamente verdadeiro, e perguntei ao gerente do hotel se ele poderia me pagar naquele momento para que eu pudesse jantar. Ele, gentilmente, me deu meu salário em dinheiro. Nós nos reunimos no motel, juntamos o que havíamos ganhado, compramos mantimentos e tivemos um grande jantar. Depois daquele fim de semana, eu sabia que podia contar comigo mesmo para enfrentar qualquer desafio. Nunca mais me senti como uma garota indefesa e dependente.