Peter Brook – Tocando de ouvido

Peter Brook – Tocando de ouvido

No fim da guerra, havia um pianista belga que se mudara para Londres. Um dia eu o visitei antes de um concerto. Ele estava praticando, sentado ao piano, sem ter notas diante de si, somente um exemplar cuidadosamente aberto do Evening News, que ele lia com satisfação. Sua filha estava sentada ao lado dele, com a partitura aberta no colo. Se em algum momento seu pai cometia um erro, ela o corrigia. Vi naquela hora que o ditado com…

A Música de Gurdjieff / de Hartmann – Parte 3

A Música de Gurdjieff / de Hartmann – Parte 3

O que é único nessa música é sua combinação específica de elementos: as melodias étnicas, a música ritual de templos e monastérios remotos e as cadências da liturgia ortodoxa tão intimamente familiares a ambos os homens – tudo isso transformado por Gurdjieff por meio da habilidade e da dedicação absoluta de Hartmann. O resultado foi, às vezes, nitidamente oriental, muitas vezes claramente ocidental, mas quase nunca tipicamente um ou outro. É como se muitos dos atributos específicos das fontes…

A Música de Gurdjieff / de Hartmann – Parte 2

A Música de Gurdjieff / de Hartmann – Parte 2

Em 1919, quando Gurdjieff e seus alunos foram para Tiflis, o trabalho com esses exercícios continuou e, com um piano disponível, de Hartmann foi convidado a tocar. De Hartmann escreveu: Gurdjieff nos deu os diferentes estilos de várias nacionalidades, e não apenas os estilos, mas também detalhes peculiares ao caráter de cada nacionalidade. Esses estilos serviram mais tarde para a criação de música para uma variedade de exercícios… Foi também em l919 que Gurdjieff enviou de Hartmann e sua…

Rolar para cima