The Forgotten Language of Children – Lilian Firestone

Gurdjieff aproveitava as ocasiões em que as crianças estavam em sua companhia para lhes dar lições sobre a “vida”. Lilian Firestone compilou as lembranças de Jeanne de Salzmann sobre as lições dadas pelo Sr. Gurdjieff para seu filho sobre dinheiro.
Um dia, quando seu jovem filho Michel queria dinheiro para comprar um objeto especial, o Sr. Gurdjieff ouviu o pedido e disse: “Michel, você pode guardar qualquer coisa que eu lhe der, desde que você possa somar.” Michel ficou ansioso com o desafio, “Abra sua mão”, disse Gurdjieff, e ele começou a colocar lentamente dinheiro na palma da mão aberta do menino. Primeiro havia moedas, um franco, dois francos. Michel somou e bradou alegremente o total. Então Gurdjieff aumentou o ritmo. Ele adicionou cinco, dez, vinte em notas de francos enquanto o menino lutava para manter a soma.

Michel sabia que enquanto mantivesse sua atenção, ele poderia continuar a contar.

Mas à medida que o ritmo em cascata do dinheiro acelerava, o medo de perder a conta o distraia. Mais e mais rápido as notas iam sufocando a sua determinação, até que finalmente ele perdeu a contagem. O jogo terminou com o que ele tinha sido capaz de contar, mas ele manteve por toda a vida a impressão, nele, dessa luta de ganância e medo e a possibilidade de testemunhar internamente a batalha…

Bibliografia:

The Forgotten Language of Children – Lilian Firestone

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima